segunda-feira, julho 11, 2011

Cartilhas e Atividades Pedagógicas Disponíveis na Internet Gratuitamente

1- Adoção em quadrinhos
 
 
     
 
Em uma linguagem direta e objetiva, através de história em quadrinhos, a cartilha indica os caminhos legais para adoção e aponta irregularidades denunciadas pela mídia que não são toleradas em nossa legislação, e, como tal não podem ser abonadas pelo sistema de justiça. O personagem principal (Pernambuco) reúne sua turma para discutir o tema adoção conforme a Lei 12010/209, recebendo a visita da personagem Ceja que falará sobre adoção internacional. 
 
2- Direitos da Criança e do Adolescente - Uma atitude adotiva
 
 
     
O roteiro traçado para a obra é também de linguagem simples e direta, permitindo que mesmo jovens alunos do ensino fundamental compreendam e correlacionem os direitos e deveres entre si e entendam as razões pelas quais as crianças e adolescentes precisam de uma proteção integral. O personagem principal (Frevolino) vai para sua escola e lá a professora Cica e os demais alunos iniciam um debate sobre os direitos fundamentais. É neste contexto que se esclarece o direito à convivência familiar e consequentemente o conceito de família e a realidade das famílias adotivas.

3 - As cartilhas estão acessíveis gratuitamente a todos que quiserem beneficiar-se de seus conteúdos. Basta fazer o download para o seu computador, no link:
 
http://www.tjpe.jus.br/ceja/Atividades_pedagogicas.pdf 
 
Estão disponíveis várias atividades pedagógicas para crianças e adolescentes tendo os temas  'adoção', 'direitos e deveres', 'atitude adotiva' como temas centrais. São atividades interessantes que podem ser utilizadas nos GAAs para trabalhar esses conteúdos com as crianças, enquanto os pais curtem a sua reunião mensal. Podem também ser encaminhados às escolas de nossos filhos para que esses conteúdos sejam veiculados e trabalhados também por lá. Dêem uma olhada e divulguem a quem julgarem interessante.
Encontrarão as seguintes atividades: trilha maluca, pinturas, cruzadinhas, caça-palavras, ligar figuras, recorte e colagem, labirinto,jogo dos 7 erros, etc. 
 
Usem sem moderação!!!
 
Abraços afetivos,
 
Suzana Sofia Schettini
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário