quinta-feira, julho 28, 2011

Encontro de Apoio à Adoção em Foz do Iguaçu.

Sentimentos no Pré e Pós-Adoção


Sábado dia 30 de Julho de 2011, O INSTITUTO ELOS junto com as equipes da Cia. do Riso, do SETA e em parceria com o SESC. Fará um encontro de Apoio à Adoção na comarca de Foz do Iguaçu. E esse encontro é voltado a pretendentes inscritos e os que já adotaram. A equipe do INSTITUTO ELOS quer alcançar nesse encontro o objetivo de trazer os participantes a reflexão das experiências e sentimentos vividos durante as etapas de espera pelo(a) filho(a) do coração, estágios de aproximação, convivências e formalização da adoção.

O encontro vai acontecer no SESC das 14h às 17h.

A equipe do S.A.I.J. está entrando em contato com os pretendentes e realizando o convite.

Local do evento:


Endereço: Av. Tancredo Neves, 222 Vila - A

quarta-feira, julho 27, 2011

PreparAção!!!

Hoje nas dependências do Fórum Estadual da comarca de Foz do Iguaçu as equipes do INSTITUTO ELOS, do S.A.I.J. – Serviço Auxiliar da Infância e Juventude e da Cia. do Riso, se reuniram para definir as atividades do o “encontrão” de sábado (30 de julho) no SESC.


Essa atividade faz parte do trabalho do INSTITUTO ELOS que é acompanhar os pretendentes na pré-adoção e no pós-adoção.

segunda-feira, julho 18, 2011

IX Conferência de Assistência Social



A Secretaria e o Conselho de Assistência Social de Foz do Iguaçu promovem entre os dias 20 e 22 de julho, a IX Conferência Municipal de Assistência Social, que terá como tema Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores. Uma comissão já organiza as pré-conferências junto às unidades vinculadas a Secretaria de Assistência Social, a serem realizadas entre os dias 7 a 15 de julho nas várias regiões. O objetivo é definir propostas de políticas públicas assistenciais a serem implantadas pelo poder público no município.

A Conferência quer definir prioridades para elaboração da política de assistência social no contexto da política social; identificar e debater os principais problemas da assistência social do município; estimular a organização da sociedade civil para sua participação efetiva na solução dos problemas da assistência social; debater formas de intervenção local, bem como na articulação dos três níveis de governo na implementação das políticas na área da assistência social e avaliar o plano municipal de assistência social, bem como encaminhar sugestões para seu aperfeiçoamento.

O encontro vai eleger os delegados para a VIII Conferência Estadual de Assistência Social.  Também serão abordados no evento, as estratégias para estruturação da gestão do trabalho no SUAS, reordenação e qualificação dos serviços socioassistenciais, fortalecimento da participação no controle social, a centralização suas na erradicação da extrema pobreza. O local da conferência ainda não foi definido.

Programação:

20 de Julho – quarta-feira

19h: Inicio do Credenciamento dos participantes

20h: Abertura e apresentação cultural

20h30min. Palestra com o tema: “Consolidar o SUAS e

valorizar seus trabalhadores”

 21 de Julho – quinta-feira

 8h15min. - Leitura e aprovação do Regimento Interno

8h30min. - Palestra com o tema: Estratégias para a

estruturação da gestão do trabalho no SUAS

9h45min. - Grupo de Trabalhos - sobre o tema: Estratégias

para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS

11h - Leitura e aprovação das propostas dos grupos de trabalho.

12h - Intervalo para almoço

13h30min. - Palestra com o tema: Reordenamento e

qualificação dos serviços socioassistenciais.

14h30min. - Grupo de Trabalhos sobre o tema: Reordenamento e qualificação dos serviços

16h - Leitura e aprovação das propostas dos grupos de trabalho.

17h - Encerramento das atividades no dia

22 de Julho - sexta-feira

8h15min. - Palestra com o tema: Fortalecimento da participação e do controle social.

9h15min. - Grupo de Trabalhos - sobre o tema: Fortalecimento da participação e do controle social

10h30min. - Leitura e aprovação das propostas dos grupos

de trabalho
11h30min. - Intervalo para almoço

13h - Palestra com o tema: A centralidade SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil

14h - Grupo de trabalhos sobre o tema: A centralidade

SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil

15h15min. - Leitura e aprovação das propostas dos grupos de trabalho

16h15 - Leitura e aprovação do relatório final

segunda-feira, julho 11, 2011

Cartilhas e Atividades Pedagógicas Disponíveis na Internet Gratuitamente

1- Adoção em quadrinhos
 
 
     
 
Em uma linguagem direta e objetiva, através de história em quadrinhos, a cartilha indica os caminhos legais para adoção e aponta irregularidades denunciadas pela mídia que não são toleradas em nossa legislação, e, como tal não podem ser abonadas pelo sistema de justiça. O personagem principal (Pernambuco) reúne sua turma para discutir o tema adoção conforme a Lei 12010/209, recebendo a visita da personagem Ceja que falará sobre adoção internacional. 
 
2- Direitos da Criança e do Adolescente - Uma atitude adotiva
 
 
     
O roteiro traçado para a obra é também de linguagem simples e direta, permitindo que mesmo jovens alunos do ensino fundamental compreendam e correlacionem os direitos e deveres entre si e entendam as razões pelas quais as crianças e adolescentes precisam de uma proteção integral. O personagem principal (Frevolino) vai para sua escola e lá a professora Cica e os demais alunos iniciam um debate sobre os direitos fundamentais. É neste contexto que se esclarece o direito à convivência familiar e consequentemente o conceito de família e a realidade das famílias adotivas.

3 - As cartilhas estão acessíveis gratuitamente a todos que quiserem beneficiar-se de seus conteúdos. Basta fazer o download para o seu computador, no link:
 
http://www.tjpe.jus.br/ceja/Atividades_pedagogicas.pdf 
 
Estão disponíveis várias atividades pedagógicas para crianças e adolescentes tendo os temas  'adoção', 'direitos e deveres', 'atitude adotiva' como temas centrais. São atividades interessantes que podem ser utilizadas nos GAAs para trabalhar esses conteúdos com as crianças, enquanto os pais curtem a sua reunião mensal. Podem também ser encaminhados às escolas de nossos filhos para que esses conteúdos sejam veiculados e trabalhados também por lá. Dêem uma olhada e divulguem a quem julgarem interessante.
Encontrarão as seguintes atividades: trilha maluca, pinturas, cruzadinhas, caça-palavras, ligar figuras, recorte e colagem, labirinto,jogo dos 7 erros, etc. 
 
Usem sem moderação!!!
 
Abraços afetivos,
 
Suzana Sofia Schettini
 

Conversa com a Fonte: Adoção

O ato de entrega e de amor e as implicações legais da adoção são alguns dos temas desta conversa. No estúdio Marta Tonim, da OAB-PR, Hália Pauliv, da ONG Adoção Consciente e Renata Casanova, filha adotiva de Hália. Também participa da discussão a mãe adotiva e também jornalista, Adriana Milczevsky.

Confira as entrevistas no link:
http://www.otv.tv.br/video/conversa-com-a-fonte-adocao

segunda-feira, julho 04, 2011

2ª Solidária - L.A.C.A.

Água Doce

Hoje tem a noite da “2ª Solidária – Meio a Meio com a Solidariedade” realizado pela Água Doce Cachaçaria. Evento esse que está se tornando tradicional na cidade de Foz do Iguaçu e beneficia uma  entidade sempre na primeira segunda-feira de cada mês.

A entidade beneficiada nesse mês é o L.A.C.A. - Uma entidade filantrópica, de caráter assistencial, que contribui efetivamente com assistência a criança e ao adolescente e famílias portadoras do vírus hiv/aids, direitos a eles garantidos na constituição federal.

http://www.laca.org.br

Participe você também!!!


Segunda Solidária - Dia 04/07, a partir das 19h00. 


Endereço da Cachaçaria:
R. Benjamim Constant, 63
(45) 3523 - 7715 
Foz do Iguaçu - PR